sexta-feira, 18 de março de 2011

A paz no mundo começa em mim!

Como diz a música de Nando Cordel : A paz no mundo começa em mim , se tenho amor , com certeza sou feliz ...
A música é linda , fala sobre respeito ao próximo , amor pelos outros  e pela vida .
Um olhar para o seu irmão , quem está ao seu lado .
Não dá para se limitar a enxergar apenas as pessoas da sua família , ou do seu trabalho . Ao andar na rua são tantas pessaos que passam por você com tantos problemas e situações.
A questão é  , dá pra se fechar num mundo seu e fingir que o " lá fora " não existe?
Quero dizer , moramos em prédios e nos limitamos ao nosso apartamento  , vamos ao trabalho e não fazemos amizades , pois nossa opinião é a mais correta , criticamos os outros como se fôssemos os donos da verdade e emitimos pareceres sobre as pessoas sem ao menos conhecê-las , ignoramos o mundo que não conhecemos e não queremos conhecer.
Acontece que a vida depende de nós e dos outros .
Olhar para um jovem limpando o vidro do carro em troca de alguns trocados para comprar drogas e simplesmente dizer não , atualmente é pouco , pois a quantidade de jovens tem aumentado , as favelas(periferia) esquecidas , agora são lembradas por que cresceram e hoje abrigam o tráfico de drogas , que financia a violência  no mundo que você também faz parte.
Fechar os olhos para os problemas e dizer  "isso não é comigo" , não funciona mais ,  você poderá ser a próxima vítima da sua omissão.
E o que fazer ? , não sou a tábua de salvação do mundo ! , uma andorinha só não faz verão!
 Eu também não sei , acho que cobrar dos políticos as políticas públicas para começar , um sistema de saúde que funcione , ainda que não dependamos dele, pois tem quem precise .
Cobrar educação de qualidade urgente , pois os jovens são o futuro , e as escolas públicas abrigam muitos jovens .
Fazer a sua parte na instituição que você trabalha , respeitando o próximo .
Dia 20 de março é a caminhada pela paz , pedir paz é pedir amor e respeito ao próximo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Nobreza às avessas

Recentemente , a globo , em uma tentativa de demonstrar seu apreço e valorização pela educação , colocou uma vinheta com a participação dos artistas Maria Fernanda Cândido e  Lázaro Ramos.
Ela teceu elogios aos professores , e ele chamou a profissão de nobre e como é belo ver o brilho nos olhos do professor ao ensinar. Muito romântico!
Nós professores não queremos título de nobreza ! Não somos melhores que ninguém , mas também não somos piores.
Ao contrário do título  , o que se vê no nosso país é uma discriminação à profissão , a começar pela desigualdade de salários !
As condições de trabalho precárias , escolas sem bancas , sem livros , sem biblioteca, sem acesso à informática , sem segurança, e por aí vai .
Atualmente o que se percebe é uma desvalorização , crescente , pois os jovens não querem ingressar na carreira pedagógica , os políticos não cumprem a lei do piso , que diga-se de passagem , é uma vergonha !
Os resultados nos exames são os  piores e para mascarar , criam as cotas para estudantes de escolas públicas , como se isso resolvesse .
Colocam monitores  , sem formação pra ensinar ,é como fazer um bolo , qualquer um pode , pega a receita e faz.
O pior é que os jovens percebem o descaso , e menosprezam ainda mais , só querem passar de ano , sem saber de nada , fazendo trabalhinhos , enrolando mesmo , porque no final de tudo tem as cotas!
Professor com brilhos nos olhos , só se for de lágrimas , diante dessa situação escabrosa.
Não é só a educação que vai salvar este país , é a consciência de que educação não é nobreza , é necessidade .
Ter educação não pode ser apenas privilégio !
Enquanto pensarmos assim , nossos filhos terão educação de qualidade , mas não podem sair na rua , não estaremos seguros em lugar nenhum. Basta ir a uma escola pública , passe uma tarde lá e qualquer um pode ver como se faz educação , quem estamos formando.
Será que os muros altos e as guaritas serão suficientes ?
A educação tem que ser cobrada por toda a sociedade , independente de precisar ou não !